Artista Plástica nascida no Rio de Janeiro - RJ em 1947, reside em Campinas - SP desde 1988.
Sua formação artística se iniciou com o Curso de Desenho e Pintura da FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado, em 1965, depois freqüentou curso de desenho e pintura do IBREA sob a orientação do Profº Alberto Teixeira e em 1987 aprende a técnica de gravura no MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo - SP.
Sua produção artística se destaca quase sempre em amostras individuais, com projeção nacional.
"(...) Temática e tecnicamente os trabalhos da Vera Ferro são em resolvidos. Não há exibição de virtuosismo, há uma lenta narrativa com planos que seriam enquadramentos fotográficos de momentos vivenciados pela artista na sua pesquisa.
Não faz um discurso 'moderno' e não passa pelo acadêmico. Fica em uma figuração própria, controlada pelo espírito fantástico, recriando em cima dos elementos da composição novas situações. Nas suas telas uma locomotiva é uma locomotiva e não dá margem a interpretações outras .
No tratamento da tinta sobre o desenho , há um indisfarçável momento , em todas as telas, que atende ao lodo de clima possivelmente saudoso ou possivelmente absurdo. A paisagem ferroviária de Vera Ferro é digamos , uma paisagem do exagero. Há uma dimensão no questionamento da solidão e do abandono de sua obra. Em apenas um trabalho, há a presença humana.
No mais, em todos os trabalhos pode haver idéia de movimento, mas no todo, tudo está profundamente decadente, respirando solenemente o passado.
E é nessa captação dessa atmosfera mudada ela interação da artista que está a força da beleza da obra."
Carlos Chenier
In VERA Ferro. Texto de Carlos Chenier. (Curriculo do Artista)

Site do Artista: www.veraferro.com.br
Voltar